O WEI (Workshop sobre Educação em Computação) é um evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com o objetivo de ser um fórum de debates sobre diferentes temas relacionados ao ensino e à aprendizagem de Computação. O WEI constitui-se em um importante fórum brasileiro para apresentações de trabalhos científicos, reuniões e debates entre professores, estudantes, coordenadores de cursos e demais interessados na melhoria da educação em Computação. No contexto da Educação em Computação, precisamos repensar nossos modos de ensinar e de aprender utilizando métodos, técnicas e ferramentas capazes de favorecer a construção de conhecimento no âmbito da Ciência da Computação.
Palestra de Abertura

A Educação Superior no Século XXI
Prof. Vidal Martins
Graduado em Informática pela UFPR (1988), com mestrado em Informática pela PUCPR (2001) e doutorado em Informática pela Université de Nantes, França (2007). Atuou profissionalmente na área de informática por 16 anos, na TELEPAR (Companhia de Telecomunicações do Paraná e na CELEPAR (Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná). Dedica-se exclusivamente à PUCPR desde 2002, onde exerceu as funções de professor, coordenador de cursos de graduação (Bacharelado em Ciência da Computação, Tecnologia em Jogos Digitais e Sequencial em Redes de Computadores), editor-chefe da Editora Champagnat, diretor de educação continuada e decano da Escola Politécnica. Atualmente é pró-reitor de graduação da PUCPR e acumula, interinamente, a função de vice-reitor da universidade.
Esta palestra discutirá os desafios da educação superior no século XXI e como podemos enfrentá-los, inspirando-se no projeto de inovação na graduação da PUCPR, iniciado em 2014.
Mais detalhes...
A modernidade, que se inicia no século XVII, foi marcada pelo esforço de fazer do ser humano um sujeito, senhor do seu próprio destino e autor da sua própria história. Esse esforço teve como con-sequências a ampliação da educação e o seu reconhecimento crescente como um direito de todos. A fim de alcançar um grande número de pessoas, a escola se organizou didaticamente para a transmis-são do conhecimento, fragmentando-o em disciplinas e séries programáticas, e enfatizando quase que unicamente a racionalidade. O projeto da modernidade começou a receber sérias críticas por parte de muitos autores a partir do final do século XIX e no século XX, sendo o argumento central dessas críticas o fato de que o projeto de emancipação promovia, na verdade, um novo encantamen-to, traduzido na crença absoluta na razão, cujas consequências levavam a novas formas de submis-são e controle político, mais dissimuladas e mais capilares. A partir dos anos 1950, diante das trans-formações tecnológicas vividas pelas sociedades desenvolvidas, o conhecimento se transformou em mercadoria e na principal base do poder, perdendo a característica moderna de algo que se legi-tima por si mesmo ou em função das possibilidades de emancipação humana. No mundo contempo-râneo, o saber científico, quando e se desvencilhado da reflexão ética, torna-se não apenas perigoso como nefasto para o bem comum (basta lembrar, por exemplo, dos horrores dos campos de concen-tração e dos experimentos com seres humanos durante o nazismo). Isso levou a uma condição pós-moderna do saber: multiplicidade de interpretações, perda de referências, mera transmissão, mera performance, redução à sua utilidade e eficiência técnica, dependente dos novos aparatos tecnológi-cos de geração, armazenamento e difusão, baseado numa visão mercantil. Todos esses elementos trazem enormes desafios ao mundo educacional. A educação precisa ser um processo integral de busca pela verdade, como condição para o desenvolvimento de cidadãos comprometidos com o bem da sociedade. Nessa perspectiva, os currículos e metodologias precisam proporcionar experi-ências de aprendizado não reduzidas ao conteúdo técnico, mas promotoras de uma educação inte-gral centrada nos estudantes, baseada no objetivo de desenvolver sua autonomia intelectual, senso crítico, criatividade, inovação, capacidade analítica e uma visão contextual do conhecimento. Há que se valorizar as interações e a construção dialógica do saber, a inter e a transdisciplinaridade, os co-nhecimentos significativos, vinculantes e integradores, multidimensionais e complexos, a fim de preparar o estudante para a autonomia e para a capacidade de enfrentar incertezas, imprevistos e novidades. As metodologias de ensino e aprendizagem devem ser focadas na interação, na solução de problemas complexos, no desenvolvimento de competências e habilidades múltiplas, como a compreensão mútua, a comunicação oral e escrita, o trabalho em equipe, a liderança democrática e participativa, o empreendedorismo, a inovação, a atitude ética, a consciência comunitária, ambien-tal, ecológica e afetiva, entre outras. Para responder aos desafios do ambiente cultural da pós-modernidade, não serve mais o modelo baseado na transmissão e na recepção de informações. Em seu lugar, precisamos de um modelo que pense a educação como o resultado de um processo de interação criativa de sujeitos em torno do conhecimento. Com o advento das tecnologias, há outros meios mais eficazes com os quais o estudante poderá acessar informações, fato que transforma a aula tradicional (baseada na simples transferência de conteúdos) no momento mais empobrecido do processo educativo. Também são necessárias novas estruturas: a sala de aula, baseada no modelo de um teatro grego, é um espaço de espetáculo e de performance e não de interação. É preciso reconhe-cer que tal mudança não é fácil e pode encontrar muita resistência por parte dos estudantes e profes-sores, mas é necessário engajá-los e comunicar a todos os ganhos e os resultados da inovação. Esta palestra discutirá os desafios da educação superior no século XXI e como podemos enfrentá-los, inspirando-se no projeto de inovação na graduação da PUCPR, iniciado em 2014. Serão apresentadas e discutidas as diretrizes, as estratégias e os indicadores de acompanhamen-to desse projeto.
Download da Apresentação
Chamada de Trabalhos
Categorias de Submissão
O WEI convida a submissão de artigos (de 8 a 10 páginas) sobre Educação em Computação em qualquer nível ou modalidade de ensino (Educação Básica, Graduação, Pós-Graduação e demais) nas seguintes categorias:
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Artigos de Pesquisa: apresentam resultados parciais ou conclusivos de pesquisa, articulando teoria e prática, resultados experimentais originais a partir da utilização de metodologias (por exemplo, estudos de caso, pesquisa-ação, pesquisa-participantes, métodos quantitativos, entre outros) e outras contribuições técnicas para a pesquisa na área de Educação em Computação.
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Artigos com Relatos de Experiência: descrevem iniciativas práticas de intervenção, curso ou experiência de ensino ou de aprendizagem com reflexão teórico-crítica que permita a reprodução da experiência em outros tempos e espaços.
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Artigos sobre Ferramentas: apresentam recursos de software ou hardware para apoiar o ensino ou a aprendizagem de Computação. Os artigos aceitos nessa categoria deverão ser apresentados em sessão especial de demonstração.
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Ensaios: apresentam argumentação de natureza reflexiva para direcionamento teórico ou empírico na área de Educação em Computação.
Em todas as categorias, os artigos devem apresentar trabalhos originais, incluindo a revisão de trabalhos relacionados que ajudem a contextualizar a presente submissão. Sugere-se que trabalhos publicados em edições anteriores do WEI sejam considerados (cujos anais estão disponíveis na BDBComp - http://www.lbd.dcc.ufmg.br/bdbcomp).
Tópicos de Interesse
Serão aceitos exclusivamente artigos que versem sobre tema(s) relacionado(s) ao ensino ou à aprendizagem de Computação, seja na Educação Básica, Graduação, Pós-graduação ou outros cursos/níveis. Artigos que não tratem sobre Educação em Computação serão rejeitados.
Os artigos devem estar relacionados aos seguintes tópicos (não limitados a apenas estes):
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Atividades extracurriculares
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Atração de talentos para a Computação
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Computação e multidisciplinaridade
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Cursos e currículos
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Didática
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Diversidade e gênero
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Educação a distância
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Educação inclusiva
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E-learning, m-learning, b-learning
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Estágio
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Estilos de aprendizagem
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Ética
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Formação de professores
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Infraestrutura e políticas de atualização (laboratórios, bibliotecas e afins)
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Integração academia-indústria
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Metodologias de avaliação
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Metodologias de ensino e aprendizagem
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Metodologias de estudo
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PET (Programa de Educação Tutorial)
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PIBID (Programaos de Iniciação à Docência)
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Prática profissional
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Programas e iniciativas educacionais
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Trabalhos de conclusão de curso
Submissão, Avaliação e Apresentação dos Artigos
Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente em formato PDF por meio do JEMS (https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=2227), respeitando o formato estabelecido pela SBC (http://tinyurl.com/nnqh2uy), contendo entre 8 e 10 páginas (incluindo anexos e imagens). Os artigos poderão ser escritos em português ou inglês. Todos os artigos serão avaliados por pelo menos dois membros do Comitê de Programa e serão julgados em termos de originalidade, relevância, adequação à proposta do evento, qualidade técnica e apresentação. Os artigos aceitos serão publicados como trabalhos completos nos Anais do evento.
No momento do aceite, os autores serão notificados sobre a forma de apresentação do seu trabalho, podendo ser em sessão técnica de comunicações orais, sessão interativa de pôsteres ou sessão interativa de demonstração de ferramentas.
Contrato de Cessão de Direitos Autorais (download)
Serão premiados os três melhores trabalhos submetidos e apresentados no WEI 2015, independente da categoria de submissão. A premiação consistirá em certificado de premiação de Best Paper e menção honrosa.
DATAS IMPORTANTES
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Prazo final para registro no JEMS (com envio de resumo/abstract): 30 de março de 2015 20 de abril de 2015 (às 23:55h - horário de Brasília)
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Prazo final para submissão do texto completo: 06 de abril de 2015 27 de abril de 2015 (às 23:55h - horário de Brasília)
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Notificação de aceitação: 04 de maio de 2015 11 de junho de 2015
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Prazo final para submissão da versão final e inscrição no congresso: 16 de junho de 2015
Atenção: não haverá avaliação dos resumos/abstracts, apenas dos textos completos.
Premiação de Best Papers
Neste ano o WEI recebeu 202 submissões, sendo 160 consideradas válidas (com artigo completo submetido).
Para o Comitê de Programa cinco destes trabalhos se destacaram e concorrerão, durante o XXXV CSBC, ao prêmio de Best Paper WEI 2015 . São eles:
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A formação didático-pedagógica do docente da área de computação: um estudo de caso em uma Universidade Brasileira
Monica Massa (UNEB/BA)
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Aluno Surdo na Ciência da Computação: Discutindo os Desafios da Inclusão
Clodis Boscarioli, Marcio Oyamada, Reginaldo Zara, Rosangela Villwock, Guilherme Galante (UNIOESTE/PR)
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Mundo virtual Minecraft: uma Experiência no Ensino de Circuitos Digitais
H. Cagnini, Andrea Charao, Patricia Pitthan Barcelos (UFSM/RS)
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Nova grade curricular do BCC-IME-USP
Daniel Batista, Giuliano Salcas Olguin, Jackson Souza, José Coelho, Pedro Paulo Vezzá Campos, William Gnann (USP/SP)
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Sistema de Apoio à Prática Assistida de Programação por Execução em Massa e Análise de Programas
Marcia Oliveira, Matheus Nogueira, Elias Oliveira (UFES/ES)
Artigo premiado
A banca de avaliação da sessão técnica de best papers elegeu o seguinte artigo para recebimento do prêmio principal:
Aluno Surdo na Ciência da Computação: Discutindo os Desafios da Inclusão
Clodis Boscarioli, Marcio Oyamada, Reginaldo Zara, Rosangela Villwock, Guilherme Galante (UNIOESTE/PR)
Aos demais artigos concorrentes, foram concedidas menções honrosas como reconhecimento às relevantes contribuições dos autores.
Sessão de Pôsters
Os pôsteres do WEI serão apresentados em sessão interativa na terça-feira, 21/julho/2015, a partir das 8h30 no HALL D do Centro de Convenções de Pernambuco. Os pôsteres devem ficar dispostos todo o dia, mas os autores precisam ficar ao lado deles das 08h30 às 10h30.
As/Os autoras(es) não precisam imprimir os pôsteres. Eles serão impressos e afixados em painéis pela equipe de coordenação do CSBC 2015. Para isso, todas(os) devem enviar seus arquivos até o dia 07 de julho de 2015, para que nós possamos encaminhá-los à Coordenação Geral do CSBC 2015. Os pôsteres deve estar no padrão indicado nos arquivos em anexo.
- Formato: PDF
- Data-limite: 07 de Julho de 2015
- Local para upload: JEMS
- Dimensões: 0.96 (largura) x 2.20 (altura) em alta resolução
- Padrão: Download ppt Download ODP
Programação Detalhada
Segunda-feira, 20 de julho de 2015
Reunião de Trabalho / 08h30 - 10h30 - Local: Sala 1
Reunião dos Grupos PET (Programa de Educação Tutorial)
Fórum de Coordenadores de Pós-graduacão / 08h30 - 10h30 - Local: Auditório Big Data University
Fórum de Coordenadores de Pós-graduacão / 11h00 - 13h00 - Local: Auditório Big Data University
Fórum de Coordenadores de Pós-graduacão / 17h00 - 19h00 - Local: Auditório Big Data University
Terça-feira, 21 de julho de 2015
Sessão de Demonstração de Ferramentas / 08h30 - 13h00 - Local: Hall D
- DEG4Trees: Um Jogo Educacional Digital de Apoio ao Ensino de Estruturas de Dados
Weider Barbosa, Universidade Federal de Goiás, Brazil
Isabella Nunes, Universidade Federal de Goiás, Brazil
Ana Carolina, Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí, Brazil
Thiago Borges de Oliveira, Universidade Federal de Goiás, Brazil
Paulo Afonso Parreira Júnior, Universidade Federal de São Carlos, Brazil.
- URI Online Judge Academic: Integração e Consolidação da Ferramenta no Processo de Ensino/Aprendizagem
Jean Bez, Neilor Tonin, Michele Selivon, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brazil.
- Saci -- ainda outro ambiente para o ensino de programação
Ricardo Anido, UNICAMP, Brazil.
- Gsprojects - proposta de um ambiente para simulação da gestão de projetos de software
Danilo Rangel Arruda Leite, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares/Universidade Federal da Paraíba, Brazil
Samyr Santos Delfino, Unipe, Brazil
Claudia Melo, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares/Universidade Federal da Paraíba, Brazil
Alvaro Medeiros, Universidade Federal da Paraíba, Brazil
Hálamo Andrade, Universidade Federal da Paraíba, Brazil.
- RPG4Sorting - Um Jogo Educacional para Auxílio ao Ensino de Métodos de Ordenação
Isabella Nunes, UFG - Universidade Federal de Goiás, Brazil
Paulo Afonso Parreira Júnior, Universidade Federal de São Carlos, Brazil.
- Sistema de Apoio à Prática Assistida de Programação por Execução em Massa e Análise de Programas
Marcia Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo, Brazil
Matheus Nogueira, Universidade Federal do Espírito Santo, Brazil
Elias Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo, Brazil.
Sessão Interativa de Pôsteres - 08h30 - 13h00 - Local: Hall D
- A programação com Scratch na produção de recursos nas disciplinas de Arte e Cultura e Língua Tupi
H. Rabêlo, Ana Liz Araujo, Universidade Federal da Paraíba, Brazil
Wennio Kelson, Universidade Federal da Paraíba, Brazil
L. Santos, Universidade Federal da Paraíba, Brazil
Flávia Souza, Universidade Federal da Paraíba, Brazil.
- O Universo Lúdico da Programação de Computadores com Logo no Ensino Fundamental
Aline Sousa, Sivaldo Silva, Alberto Alan Raiol, João Sarges, Fábio Bezerra, UFRA, Brazil.
- Métodos Ágeis em um Núcleo de Práticas Acadêmico: Relato de Experiência
Camilo C. Almendra, Regis P. Magalhães, Universidade Federal do Ceará, Brazil
Carlos Diego Almeida, Universidade Federal do Ceará, Brazil.
- Resgatando a Linguagem de programação Logo: uma experiência com calouros no ensino superior
Alberto Alan Raiol, João Sarges, Aline Sousa, Sivaldo Silva, Fábio Bezerra, UFRA, Brazil.
- O Ensino de Computação na Educação Básica apoiado por PBL: Práticas de Licenciandos em Computação
Débora Araújo, Universidade de Pernambuco, Brazil
Claudia Vangéssica de Araujo Silva, Universidade de Pernambuco, Brazil
Leonardo Soares, Universidade de Pernambuco, Brazil
Ariane Rodrigues, Universidade de Pernambuco, Brazil.
- Educação Tutorial em Ciência da Computação: uma proposta de sistematização
Aristóteles De Fretas Jr, Artur Silva, Bruno Ferreira, Gabriel Souza, Hugo Santos, Ítalo Francyles, Jorge Ribeiro, UFMA, Brazil
Alexandre Oliveira, Universidade Federal do Maranhão UFMA, Brazil.
- Um Estudo sobre a Evasão no Curso de Licenciatura em Informática do IFRN ? Campus Natal ? Zona Norte
Francisco das Chagas da Silva Júnior, Pauleany Simões de Morais, Odair Soares de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
- Ensino da Robótica Livre como Instrumento de Aprendizado Interdisciplinar na Rede Pública de Educação Profissional e Tecnológica
Josualdo Dias, Universidade Federal da Bahia, Brazil
Débora Abdalla, Universidade Federal da Bahia, Brazil
Hugo Saba, Universidade do Estado da Bahia, Brazil.
- Robô para Reconstrução Tridimensional: Uma aplicação didático-pedagógica do protótipo no âmbito da Engenharia e Computação
João Lucas de Souza Silva, Instituto Federal da Bahia, Brazil
Michelle Melo Cavalcante, Instituto Federal da Bahia, Brazil
Fabiano Vaz, Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
Esdriane Cabral Viana, Instituto Federal da Bahia, Brazil.
- Ensinando Programação para Meninas do Ensino Fundamental Utilizando Ambientes Lúdicos
Suenny Mascarenhas Souza, Mirela dos Santos Rios, David Moises Barreto dos Santos, Carlos Alberto Rodrigues, Roberto Almeida Bittencourt, Universidade Estadual de Feira de Santana, Brazil.
- Uma Abordagem Gamificada para o Ensino de Programação Orientada a Objetos
Karen Figueiredo, Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
Jivago Medeiros, Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
Raphael Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
Vinicius Raniero Angelo, Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil.
- MercadoSI: Um jogo de tabuleiro para o ensino de Sistemas de Informação
Rennan Silva, Universidade Federal do Pará, Brazil
Wander Luiz Vieira de Azevedo, Universidade Federal do Oeste do Pará, Brazil
Roberto Pereira do Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
Carla Paxiuba, University of Pará, Brazil.
- Introcomp: Atraindo Alunos do Ensino Médio para uma Instigante Experiência com a Programação
Leonardo Meneses, Universidade Federal do Espírito Santo, Brazil.
Luiz Felipe Ferreira Mai, Universidade Federal do Espírito Santo, Brazil.
Jordão Rosario, Elias de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo, Brazil.
Roberta Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo, Brazil.
- Sistematização da elaboração da matriz curricular de um curso de Sistemas de Informação: a metodologia dos perfis
Rogério Cardoso, UNIARARAS, Brazil.
- Análise do Perfil das Ementas de Estruturas de Dados das Universidades Brasileiras
Mariana Monteiro Nunes, Estevan Costa, Felipe Feitosa, Universidade Estadual de Londrina, Brazil
Jacques Duílio Brancher, UEL - Universidade Estadual de Londrina, Brazil.
Abertura do WEI / 11h00 - 13h00 - Local: Auditório Big Data University
- Palestra: A Educação Superior no Século XXI (Prof. Vidal Martins, PUCPR)
Sessão Técnica Especial - 17h00 - 19h00 - Local: Auditório Big Data University
- Sistema de Apoio à Prática Assistida de Programação por Execução em Massa e Análise de Programas
Marcia Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo, Brazil
Matheus Nogueira, Universidade Federal do Espiríto Santo, Brazil
Elias Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo, Brazil.
- Nova grade curricular do BCC-IME-USP
Daniel Batista, IME - USP, Brazil
Giuliano Salcas Olguin, Escola Politécnica da USP, Brazil
Jackson Souza, IME-USP, Brazil
José Coelho, IME - Universidade de São Paulo, Brazil
Pedro Paulo Vezzá Campos, Universidade de São Paulo, Brazil
William Gnann, Universidade de São Paulo, Brazil.
- Aluno Surdo na Ciência da Computação: Discutindo os Desafios da Inclusão
Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brazil
Marcio Oyamada, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brazil
Reginaldo Zara, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brazil
Rosangela Villwock, Guilherme Galante, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brazil.
- A formação didático-pedagógica do docente da área de computação: um estudo de caso em uma Universidade Brasileira
Monica Massa, Universidade Estadual da Bahia - UNEB, Brazil.
- Mundo virtual Minecraft: uma Experiência no Ensino de Circuitos Digitais
H. Cagnini, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Andrea Charao, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Patricia Pitthan Barcelos, Bruno Romero de Azevedo, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil.
Quarta-feira, 22 de julho de 2015
Fórum de Graduação / 08h30 - 10h30 - Local: Auditório Big Data University
Reunião dos Grupos de Trabalho (GT) / 08h30 - 10h30 - Local: Sala 2
Fórum de Graduação / 11h00 - 13h00 - Local: Auditório Big Data University
Reunião dos Grupos de Trabalho (GT) / 11h00 - 13h00 - Local: Sala 2
Plenária do WEI + Premiação do Best Paper / 17h00 - 19h00 - Local: Auditório Big Data University
Quinta-feira, 23 de julho de 2015
Sessão Técnica 1 - Gênero, Diversidade, Ensino e Aprendizagem de Computação na Educação Básica / 08h30 - 10h30 - Local: Teatro GE
- Explorando o pensamento computacional no ensino médio: do design à avaliação de jogos digitais
Rozelma França, Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
Patrícia Tedesco, Centro de Informática - UFPE, Brazil.
- Clube de Computação para Alunos de Ensino Médio: um Relato de Experiência
Andrea Charao, UFSM, Brazil
Patricia Pitthan Barcelos, Bruno Romero de Azevedo, João Carlos Lima, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil.
- Identificando os Traços de Personalidade de Estudantes de um Curso Técnico em Informática
Janderson Aguiar, Joseana Fechine, Universidade Federal de Campina Grande, Brazil
Evandro Costa, UFAL, Brazil.
- A Utilização de Kits de Robótica como Ferramenta para o Ensino de Programação à Meninas do Ensino Médio
Giorgia Mattos, Universidade Federal da Paraíba, Brazil
Josilene Moreira, Universidade Federal da Paraíba, Brazil
Danielle Silva, Universidade Federal da Paraíba, Brazil.
- Ensino de programação para alunas de ensino médio: relato de uma experiência
Nadja Yanna Braga Ramos, Universidade Estadual de Campinas, Brazil
Carmen Freitas, Universidade Estadual de Campinas, Brazil
Sandra Avila, Universidade Estadual de Campinas, Brazil
Paula Costa, Universidade Estadual de Campinas, Brazil
Vanessa Testoni, Universidade Estadual de Campinas, Brazil
Juliana Freitag Borin, Universidade Estadual de Campinas, Brazil.
Sessão Técnica 2 - Ensino e Aprendizagem de Computação no Ensino Superior / 08h30 - 10h30 - Local: Auditório CGI.br
- Experimentação da técnica de narrativas OCC-RDD na prática. Um estudo de caso de uma aula no curso superior de ensino à computação
Karina Buttignon, PUC São Paulo, Brazil
Italo Vega, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil.
- Uso de avaliação por pares em disciplinas introdutórias de programação
Allan Correia, Universidade Federal de Alagoas, Brazil
D. Costa, Universidade Federal de Alagoas, Brazil
Alexandre Barbosa, Universidade Federal de Alagoas, Brazil
Evandro Costa, UFAL, Brazil.
- Serious Games to Computer Networks Learning With Cyberciege: A Case Study in Brazilian Higher Education
Aliane Krassmann, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Andressa Falcade, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Luiz Evandro Garcia da Silva, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Roseclea Medina, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil.
- A Importância do Fator Motivacional no Ensino de Algoritmos e Lógica de Programação para Alunos Repetentes
Antunes Santos, Arthur Gorgônio, Flavius Gorgônio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil
Amarildo Jeiele Ferreira de Lucena, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brazil.
- Reprovações e Desistências nas Disciplinas de Introdução à Programação da Universidade de São Paulo
Yorah Bosse, Universidade de São Paulo, Brazil
Marco Aurelio Gerosa, IME - USP, Brazil.
Sessão Técnica 3 - Didática e Formação de Professores / 11h00 - 13h00 - Local: Teatro GE
- Relato de Experiência de Ensino de Computação no Ensino Fundamental em Estágio Supervisionado da Universidade de Pernambuco no Campus Garanhuns
Sônia Fortes da Silva, Universidade de Pernambuco, Brazil
Aline Ferreira, Anderson Alves de Souza, Eraylson Galdino, Millena Lauyse Silva de Oliveira, Universidade de Pernambuco, Brazil
Sebastião Neto, Wilk Oliveira, Universidade Federal de Alagoas, Brazil.
- Oficinas de Aprendizagem de Programação em Escolas Públicas através de Ambientes Lúdicos
Washington Pagotto Batista, Universidade Estadual de Feira de Santana, Brazil
Henderson Chalegre , Universidade Estadual de Feira de Santana , Brazil
David Moises Barreto dos Santos, Roberto Almeida Bittencourt, Carlos Alberto Rodrigues, João Paulo Santos Sena, Allen Hichard Marques dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana, Brazil.
- Utilização do Índice de Estilos de Aprendizagem de Felder-Soloman em Turmas de Nível Técnico, Graduação e Pós-Graduação em Computação
Janderson Aguiar, Joseana Fechine, Universidade Federal de Campina Grande, Brazil
Evandro Costa, UFAL, Brazil.
- ABILSEN: Uma Abordagem para Inclusão do Licenciado em Computação no Ensino Básico
Sebastião Neto, Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Brazil
Higor Santos, Universidade de Pernambuco, Brazil
Wilk Oliveira, Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Brazil.
- Ensino de Computação para Ensino Médio na Modalidade Semipresencial: Uma Experiência da Disciplina de Estágio Supervisionado
Máverick Dionísio, Jakeline Soares, Higor Santos, Edjanio Rodrigues, Marciele Ferreira, Universidade de Pernambuco, Brazil.
Sessão Técnica 4 - Metodologias, Estratégias e Tecnologias para Aprendizagem de Computação / 11h00 - 13h00 - Local: Auditório CGI.br
- Testando a Diversão em um Jogo Sério para o Aprendizado Introdutório de Programação
Adilson Vahldick, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brazil
António José Mendes, Maria José Marcelino, Universidade de Coimbra, Portugal
Maciel Hogenn, Pablo Schoeffel, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brazil.
- An Empirical Study about the Vision of a Tutoring Team on the Distance Learning Process
Clauirton Siebra, Universidade Federal da Paraíba, Brazil
Denise Costa, Universidade Federal da Paraíba, Brazil
Ana Guimaraes, Universidade Federal da Paraíba, Brazil
Jefferson Silva, Federal University of Paraíba, Brazil.
- Uma Análise Comparativa de Kits para a Robótica Educacional
Almir Junior, Elloá Guedes, Universidade do Estado do Amazonas, Brazil.
- Análise de estratégias de resolução de atividades da Computação Desplugada
Ana Liz Araujo, Universidade Federal da Paraíba, Brazil
Flávia Souza, Universidade Federal da Paraíba, Brazil
Alisson Barbosa, Universidade Federal da Paraíba, Brazil
Augusto Pereira Neto, UFPB - Universidade Federal da Paraíba, Brazil
Tayná L. da Costa, Rhaleff Nascimento, Universidade Federal da Paraíba, Brazil.
- Gamificação de uma disciplina introdutória de programação
André Campos, Charles Madeira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil
Renato Gardiman, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil.
Os certificados de participação nas sessões específicas do WEI podem ser acessados neste outro link.