SportsHack Brazil será realizado dentro do CSBC 2015 e da Campus Party Recife

Encontro busca incentivar projetos de internet das coisas aplicados ao esporte

30 de Junho de 2015

O SportsHack Brazil 2015, evento de tecnologia aplicada aos esportes vai acontecer no Recife, entre os dias 20 e 25 de julho.  O encontro será realizado dentro de outros dois eventos de TIC que prometem agitar o Nordeste: o 35º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2015, de 20 a 23 de julho) e a 4ª Campus Party Recife (CPRecife4, de 23 a 26 de julho). O local será o mesmo para todos os eventos: o Centro de Convenções de Pernambuco.

A primeira edição do Sports Hack aconteceu ano passado, em Toronto, no Canadá, e este ano desembarca em Recife como fruto de uma parceria entre IBM, CSBC e Campus Party. Nesta primeira edição brasileira do evento, o SportsHack Brazil 2015 possibilitará aos participantes trabalhar com as melhores tecnologias relacionadas à Internet das Coisas (ou, em inglês, Internet of Things – IoT) voltadas  ao mundo dos esportes. A IoT, inclusive, será o assunto central do CSBC 2015, que vai discutir o tema “A internet de tudo, toda observada”.

Maratona – Dentro das atividades do SportsHack Brazil haverá uma maratona de programação, conhecida como Hackathon. Para participar, dois requisitos são necessários:

1 - Estar inscrito no CSBC 2015 ou na CPRecife4;
2 - Estar registrado no Big Data University (bigdatauniversity.com.br), ambiente virtual de aprendizagem criado pela IBM.

A organização do SportsHack Brazil vai disponibilizar os equipamentos necessários para os participantes criarem aplicativos mobiles e/ou web que utilizem a IoT e que sejam especialmente desenvolvidos para o segmento esportivo.

Entre os dispositivos que poderão ser utilizados pelos participantes há a Myo, uma braçadeira de controle por gestos e movimentos utilizada em atividades musculares. Também será disponibilizada a Muse, uma headband que detecta atividades cerebrais e que auxilia o usuário a fazer mais atividades com sua mente, ajudando a controlar o estresse, manter a calma e manter-se focado. Outro “brinquedinho” será o Oculus Rift, um dispositivo de realidade virtual que permite que jogadores entrem em seus jogos e mundos virtuais favoritos.

Alguns desses equipamentos serão lançados durante o encontro e distribuídos aos melhores projetos apresentados ao longo da Hackaton. Também haverá drones, Apple Watchs, mentoria de técnicos da IBM e até premiações em dinheiro.

Mais informações sobre a SportsHack Brazil 2015 podem ser conseguidas em www.sportshackweekend.org.