CSBC 2015 também é lugar para mulher

9º Women in Information Technology (WIT) vai discutir papel da mulher na TIC

19 de Junho de 2015

O 35º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2015), que será realizado no Recife, entre os dias 20 e 23 de julho, vai contar com um espaço especial para as mulheres. O 9º Women in Information Technology (WIT) será um fórum para discutir os assuntos relacionados a questões de gênero e a Tecnologia de Informação no Brasil – histórias de sucesso, políticas de incentivo e formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à TI.

O WIT será realizado nos dias 21/07 e 22/07, das 08h30 às 19h. Organizado na forma de palestras e painéis, o workshop estará centrado em debater problemas relacionados à mulher e ao seu acesso à Tecnologia da Informaçaõ, tanto do ponto de vista de mercado de trabalho quanto de inclusão e alfabetização digital. Para isso, a organização vai trazer casos reais de mulheres que ilustrem os temas abordados.

Uma das palestrantes, e que irá falar sobre a atuação das mulheres em carreiras de ciências exatas, engenharias e computação no Brasil, será Clarissa Loureiro, doutoranda da Unicamp e presidente para a América Latina do IEEE Women in Engineering (Grupo Mulheres na Engenharia do Instituto Internacional de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos).

A outra palestra será da pesquisadora Teresa Ludermir, da UFPE. Em 2010, ela foi agraciada com o título de Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico pela Presidência da República do Brasil. Dois anos depois, foi alçada ao nível de pesquisadora 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o mais alto nível que um pesquisador pode chegar, tornando-se a única pesquisadora do Norte/Nordeste a alcançar este nível, na área de Computação.

Além das palestras, o WIT possui um evento satélite chamado Fórum Meninas Digitais. O grupo faz parte das atividades de um programa direcionado às alunas do ensino médio/tecnológico para que elas conheçam melhor as áreas de informática e de Tecnologia da Informação e Comunicação com o objetivo de motivá-las a seguir carreira nessas áreas.

Inscrições – As inscrições para o CSBC 2015 continuam abertas no site do evento (csbc2015.cin.ufpe.br/inscricoes). Até o próximo dia 28 de junho é possível se inscrever com cerca de 20% de desconto, inclusive associando-se à Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Sobre o CSBC 2015 - O 35º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2015) terá como palco o Centro de Convenções de Pernambuco, de 20 a 23 de julho de 2015. O Centro de Informática da UFPE (CIn/UFPE) é o organizador oficial do evento e está montando a programação em torno de um tema que está sendo considerado por especialistas uma das mais importantes tendências do setor de computação no mundo inteiro. “A internet de tudo, toda observada”, contemplando assuntos relacionados à chamada “Internet das Coisas”.

Realização

Patrocínio

Diamante

Platina

Ouro

Prata

Bronze

Apoio

Desenvolvido por: