Pré-CSBC é realizado durante o Consoline 2015

Oficina de robótica e debate sobre internet das coisas movimentaram evento sobre software livre

27 de Abril de 2015

Quem curte sistemas de código aberto teve um encontro marcado com o Consoline - Congresso de Software Livre do Nordeste – realizado no último sábado (25/04), no Senai do bairro de Areias. Dentro da programação, os participantes puderam conferir duas ações de divulgação do CSBC 2015: uma oficina de robótica e uma mesa redonda sobre a internet das coisas.

Na oficina, os participantes se dividiram em quatro grupos e receberam kits de robótica educativa. Ao longo de toda a manhã, eles aprenderam noções de eletrônica e sobre os hardwares e equipamentos necessários para o robô funcionar. À tarde, eles se debruçaram sobre os softwares, ou seja, criar a inteligência artificial capaz de fazer os robôs cumprirem as tarefas para a qual foram construídos.

“O objetivo da oficina é fazer com que os robôs possam desempenhar algumas tarefas, como a Prova de Resgate, da Oficina Brasileira de Robótica. Os kits permitem vários tipos de montagem e isso ajuda na criatividade dos alunos”, explica o coordenador da oficina, Henrique Foresti. Kits iguais a estes também serão utilizados na 1a. oficina de robótica do CSBC 2015, que será coordenada por Foresti.

Debate – À tarde, o auditório do Senai de Areias ficou lotado para a mesa redonda sobre a internet das coisas (IoT, no inglês). O professor do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (Cin/UFPE), Kiev Gama, mostrou as algumas experiências em conectar aparelhos usando a mesma tecnologia da rede mundial de computadores, comentou o cenário atual da IoT e fez uma previsão de como será o dia a dia a partir da popularização da internet das coisas.

Alguns dos palestrantes e coordenadores de cursos do Consoline apresentaram suas opiniões sobre o tema, mas todos foram unânimes em concordar que a internet das coisas é um caminho sem volta, e a popularização dos chamados “dispositivos inteligentes” vai tornar o acesso a esses gadgets mais fácil ao longo do tempo.