Chamada de Trabalho - SEMISH - CSBC 2015

O prazo vai até o dia 27 de abril de 2015. Participem!

15 de Abril de 2015

Neste ano, o SEMISH 2015 discutirá “Como a Internet das Coisas pode alavancar soluções relacionadas aos Grandes Desafios da Computação no Brasil”.

O deadline foi prorrogado para o dia 27/abril. Submetam seus trabalhos!

==========================================

Chamada de Trabalhos

==========================================

O SEMISH, principal fórum científico do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), está em sua quadragésima segunda edição e ocorrerá em Recife-PE, nos dias 20 e 21 de julho, juntamente com o XXXV CSBC.

Em 2014, a SBC teve a oportunidade de discutir os Grandes Desafios da Computação no Brasil(http://www.sbcgrandesdesafios.nce.ufrj.br/), promovendo uma maior interação entre indústria, academia e governo. Neste ano, o Congresso da SBC discutirá o tema "A Internet de Tudo, Toda Observada".  Desta maneira, o SEMISH 2015 visa juntar os dois tópicos, discutindo “Como a Internet das Coisas pode alavancar soluções relacionadas aos Grandes Desafios da Computação no Brasil”.

Desta maneira, convidamos a todos a submeterem trabalhos que tratem do uso da Internet das Coisas nas áreas consideradas como os Grandes Desafios da Computação no Brasil: Educação, Saúde, Finanças, Energia/Petróleo/Gás, Segurança Cibernética e Mobilidade.  Procurando aumentar a sinergia entre indústria, academia e governo, o evento terá 3 trilhas:

• Academia – Apresentação de resultados originais de pesquisa, bem como a disseminação de experiências práticas e inovadoras.
  • Indústria – Apresentação de casos, avanços recentes na área, metodologias e aplicações com relevância direta na indústria e comércio.
  • Governo -  Apresentação de soluções, relatos de casos e exposição de desafios com foco específico em pesquisa aplicada, desenvolvimento de tecnologia e aplicações emergentes nas áreas de interesse do evento.

Formato dos Trabalhos:

Para cada uma das trilhas serão aceitos artigos completos (até 12 páginas) e resumos de trabalhos em andamento (até 6 páginas)  escritos em Português ou Inglês.  As submissões deverão respeitar o formato padrão de publicação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), disponível emhttp://www.sbc.org.br/index.php?option=com_jdownloads&Itemid=195&task=view.download&catid=32&cid=38.

Os artigos completos deverão ser revistos utilizando os seguintes critérios: adequação ao escopo do seminário, relevância, qualidade técnica, clareza, originalidade e avaliação dos resultados. A avaliação dos resultados é desejada, mas não é pré-condição para a submissão do artigo. Todos os artigos completos deverão ser apresentados oralmente.

Os artigos resumidos serão avaliados utilizando os mesmos critérios. Os artigos resumidos aceitos serão igualmente publicados nos proceedings do evento. Os autores deverão confeccionar pôsteres (utilizando o padrão do evento) a serem apresentados nas sessões indicadas.

Submetam seus trabalhos, em formato PDF, em https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=2253 . O artigo submetido não deve ter sido publicado anteriormente, nem ter sido aceito ou estar em processo de avaliação simultânea por qualquer outro meio de divulgação científica.

Os autores dos melhores artigos selecionados e apresentados no SEMISH serão convidados a submeter uma versão estendida de seus trabalhos para que sejam considerados em publicação para Journal of the Brazilian Computer Society (JBCS).

Palestras:

Além das apresentações dos trabalhos, teremos uma palestra sobre os desafios da pesquisa e aplicação da Internet das Coisas no Brasil, a ser proferida pelo Prof. Silvio Meira (já confirmado). No segundo dia do evento, teremos um painel com representantes da academia, indústria e governo (ao menos um representante de cada) onde será discutido o uso da Internet das Coisas nas áreas de Educação, Saúde, Finanças, Energia/Petróleo/Gás, Segurança Cibernética e Mobilidade.

Datas Importantes:

·         Prazo para submissões: 27/abril

·         Notificação dos resultados: 01/junho

·         Envio da versão final do artigo: 15/junho

·         SEMISH (realização):  20 e 21 de Julho de 2015

Coordenação: Claudia Motta (UFRJ) e Jonice Oliveira (UFRJ)

Comitê de Programa (em formação)