Pré-CSBC é lançado no CIn/UFPE

Encontro faz parte de uma série de eventos de divulgação do Congresso

25 de Março de 2015

O anfiteatro do Centro de Informática da UFPE (CIn/UFPE) ficou praticamente lotado ontem (25/03) para o lançamento do Pré-CSBC, uma série de encontros que visam divulgar o CSBC 2015, a ser realizado entre os dias 20 e 23 de julho, no Recife. O debate girou em torno do tema do Congresso, a internet das coisas (IoT, na sigla em inglês). O mediador foi o consultor de design do CESAR, HD Mabuse. O professor do CIn/UFPE, Kiev Gama, e o fomentador de cultura inovadora, Cristiano Araújo, foram os debatedores.

Kiev iniciou sua participação mostrando aos participantes como a internet das coisas está criando novas utilidades e conceitos em objetos antes considerados “burros”, como fechaduras, geladeiras e até mesmo vasos sanitários que obtém informações médicas sobre o usuário.

Segundo o docente, a crescente popularidade da IoT está sendo impulsionada pela grande procura do mercado e a consequente redução dos custos para produzir os tais objetos inteligentes, além da miniaturização dos equipamentos, como chips e placas. Kiev ressaltou, no entanto, que o sucesso dessas iniciativas passa, entes de mais nada, pela conectividade dos aparelhos a partir de protocolos e plataformas em comum.

Inovar, sempre – Desenvolver equipamentos ligados à internet passa obrigatoriamente pelo desejo de criar algo que gere um impacto positivo nas pessoas. Esse, segundo o fomentador de cultura inovadora, Cristiano Araújo, é o princípio básico da inovação. Ele comentou sua experiência como professor de uma disciplina universitária conhecida como “Projetão”, onde os alunos lançam mão de ideias inovadoras para criar equipamentos e soluções na área de tecnologia da informação. A grande maioria dos projetos utiliza a IoT.

“As pessoas estão muito interessadas em ter experiências que estão sendo colocadas à sua disposição, principalmente se essas experiências criarem valor para os indivíduos”,  ressalta Cristiano. Para ele, só a próxima geração de consumidores irá aproveitar a IoT em toda a sua capacidade.

O próximo Pré-CSBC será em abril, em data a ser definida.