Seja bem-vindo ao CSBC 2015

Cada vez mais, a sociedade em que vivemos está permeada de objetos dotados de capacidades de comunicação e sensoriamento, estejam embutidos em outros dispositivos ou espalhados individualmente como sensores sem fio. A Internet das Coisas - uma espécie de sociedade onipresente de objetos comunicantes - permite a criação de objetos e ambientes inteligentes, que podem influenciar de forma positiva na melhoria de qualidade de vida para a sociedade.

Além de viabilizar benefícios trazendo inteligência para ambientes como hospitais, prédios e casas, esta conectividade está extrapolando as fronteiras até então delimitadas por este conceito da Internet das Coisas, migrando para outros contextos inteligentes e conectados, também de grande relevância para a sociedade, como automóveis; sistemas de transporte público; redes elétricas; redes de abastecimento de água; redes semafóricas; espaços urbanos; dentre outros cenários. A visão desta Internet de Tudo estaria em todas as coisas, conectadas, em todos os lugares. Visto que esta Internet de Tudo coleta dados sobre nós e nossas relações com os objetos, ambientes e sistemas que nos circundam, existe a noção de que esta Internet é "Toda observada".

Levando este cenário em conta, surgem preocupações ligadas à segurança e especialmente à privacidade, além de diversas preocupações tecnológicas tais como heterogeneidade tecnológica (protocolos e plataformas de hardware/software) e o tratamento de grandes massas de dados coletados por estes sensores, trazendo, de forma geral, vários desafios a serem vencidos na construção de soluções para a Internet de Tudo, e de forma geral, como extrair ainda mais benefícios para a sociedade a partir deste cenário.

Os anais do CSBC e do JAI estão disponíveis em http://bit.ly/AnaisCSBC2015

Ultimas Notícias

  • CSBC 2015 comemora o alto nível de participação

  • Estudante participa de experiência de internet das coisas

  • Muitas novidades durante a cerimônia de abertura do CSBC 2015

Realização

Patrocínio

Diamante

Platina

Ouro

Prata

Bronze

Apoio

Desenvolvido por: