17º COMPUTEC - Seminário de Computação e Mercado

 
 
O COMPUTEC aborda a área de Computação desde uma perspectiva da tecnologia e da inovação, defendendo o incremento da cooperação e da interação entre as universidades, as empresas, a sociedade e o diferentes níveis e esferas de governo. Esta reflexão proposta pelo COMPUTEC está inserida em um contexto nacional de forte prioridade das agencias de fomento governamentais para a área de inovação e transferência de tecnologia, estimulando a ampliação da cooperação entre as universidades, as empresas, a sociedade e o governo. Neste sentido, o COMPUTEC está organizado de forma a identificar e analisar grandes e importantes desafios e oportunidades em inovação e desenvolvimento tecnológico, principalmente na área de Computação, no contexto da Hélice Tripla. Ao propiciar esta reflexão e discussão, com destacados representantes da academia, das empresas, da sociedade e do governo, pretende-se contribuir consideravelmente para o avanço da Computação no Brasil.
 
No COMPUTEC as ideias são apresentadas e discutidas por meio de painéis e palestras que abordam os temas propostos em diversos aspectos tais como a interação universidade-empresa, inovação tecnológica, transferência auto-sustentada para a sociedade, pesquisa aplicada, oportunidades e desafios e programas governamentais na área de inovação. Logo, os pronunciamentos de representantes dos setores público e privado, abordando políticas públicas, estratégias de desenvolvimento, visões de mercado e perspectivas futuras, deverão trazer à discussão temas extremamente relevantes àqueles que estão prospectando novas oportunidades e buscando preparar-se para um melhor entendimento dos desafios para os diversos atores públicos e privados envolvidos, nas áreas acadêmicas (docentes, pesquisadores e estudantes), empresarias e governamentais. 
 
 

COORDENAÇÃO

 
Coordenador Geral: Sergio Cavalcante (CESAR/PE)
Coordenador Local: Vinicius Garcia (UFPE)  
 

PROGRAMAÇÃO

 
Local: Teatro GE
 
08:30 às 09:30 - Inovação no mercado de software brasileiro [Antônio Valença]
09:30 às 10:30 - Segurança de Sistemas e da Informação: Desafios e Oportunidades [Raphael Mandarino Junior]
10:30 às 11:00 - COFFEE-BREAK
11:00 às 12:00 - Big Data Analytics for Connected World [Leon Katsnelson]
12:00 às 13:00 - Veículo conectado e a Internet das Coisas [Fernando Ataide]
13:00 às 14:30 - ALMOÇO
14:30 às 16:30 - SECOMU (Evento Geral CSBC)
16:30 às 17:00 - COFFEE-BREAK
17:00 às 18:00 - Melhorando a Produtividade com Soluções de Internet Industrial [Isela Macia Bertran]
18:00 às 19:00 - Sistemas Operacionais Urbanos [Kiev Gama & Mabuse]

PALESTRANTES

 
Antônio Valença é Mestre em Ciência da Computação pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco e certificado como Gerente de Projetos pelo PMI. Atua na indústria de software desde 1986 e é CEO da Pitang (www.pitang.com.br) desde 2007.  
 
Raphael Mandarino Junior é Matemático, Especialista em Gestão da Segurança da Informação pela UNB, Mestrando de Ciência da Computação na UFPE, atua há 39 anos na área de Segurança da Informação. Implantou e dirigiu nos últimos 8 (oito) anos o Departamento de Segurança da Informação e Comunicações da Presidência da República, principal órgão responsável pela elaboração e implantação de Políticas e Diretrizes para o setor cibernético, do Governo Brasileiro. Coordenou, pelo mesmo período, o Comitê Gestor de Segurança da Informação, Colegiado do Conselho de Defesa Nacional, responsável, pela elaboração de Políticas e Normas para a proteção das informações do Governo Federal, em qualquer meio em que estejam armazenadas. Autor de vários Títulos, dentre eles o livro: Segurança e Defesa do Espaço Cibernético Brasileiro, o primeiro a tratar do tema no Brasil. É pesquisador do tema, Consultor e Conferencista.  
 
Leon Katsnelson, Director & CTO, Emerging Technologies, IBM Analytics Platform, IBM Canada.  
 
Fernando Ataide, FIAT CHRYSLER AUTOMOBILES, é Mestre em Engenharia Elétrica, ênfase em Automação Industrial/Sistemas Embarcados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Bacharel em Computação Sistemas de Informação pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2004). Atualmente é supervisor de engenharia de desenvolvimento de produto na Fiat Chrysler Automóveis sendo responsável pelo desenvolvimento dos sistemas de Infotainment, Entertainment e de Conectividade.  
 
Isela Macia Bertran é doutora e mestre em Informática, ênfase em Engenharia de Software, pela Pontifícia Universidade Católica de Rio de Janeiro (PUC-Rio), 2009 e 2013 respectivamente, e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade da Havana (2006). Tem publicado artigos e atuado como membro de comitê de programa de renomeadas conferências internacionais e nacionais na área de Engenharia de Software. É Pesquisadora Líder no Centro de Pesquisas Global da GE em Rio de Janeiro desde 2012, sendo responsável pela definição das arquiteturas de soluções de Internet Industrial usando a plataforma Predix e pela coordenação de vários projetos de pesquisa. Suas áreas de intesse envolvem arquiteturas e modularidade de software, frameworks, Internet das Coisas e computação em nuvem.
 
Kiev Gama atuou alguns anos no mercado de Tecnologia da Informação brasileiro, posteriormente ingressando na carreira acadêmica. Obteve o doutorado em Ciência da Computação pela Université de Grenoble, França (2011), e atualmente é professor adjunto do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE). Tem atuado em pesquisas na área de Engenharia de Software e Sistemas Distribuídos aplicadas no contexto da Internet das Coisas. Recentemente tem se aprofundado na temática de Cidades Inteligentes, se interessando tanto pelos aspectos tecnológicos como pelos aspectos que envolvem pessoas.  
 
Mabuse, C.E.S.A.R.  

Realização

Patrocínio

Diamante

Platina

Ouro

Prata

Bronze

Apoio

Desenvolvido por: