23º WEI - Workshop sobre Educação em Computação


 

O WEI (Workshop sobre Educação em Computação) é um evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com o objetivo de ser um fórum de debates sobre diferentes temas relacionados ao ensino e à aprendizagem de Computação. O WEI constitui-se em um importante fórum brasileiro para apresentações de trabalhos científicos, reuniões e debates entre professores, estudantes, coordenadores de cursos e demais interessados na melhoria da educação em Computação. No contexto da Educação em Computação, precisamos repensar nossos modos de ensinar e de aprender utilizando métodos, técnicas e ferramentas capazes de favorecer a construção de conhecimento no âmbito da Ciência da Computação.

Link para o Formulário de Avaliação


 


 


 


 


 

Palestra de Abertura


 

A Educação Superior no Século XXI


 

Prof. Vidal Martins


 


 

Graduado em Informática pela UFPR (1988), com mestrado em Informática pela PUCPR (2001) e doutorado em Informática pela Université de Nantes, França (2007). Atuou profissionalmente na área de informática por 16 anos, na TELEPAR (Companhia de Telecomunicações do Paraná e na CELEPAR (Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná). Dedica-se exclusivamente à PUCPR desde 2002, onde exerceu as funções de professor, coordenador de cursos de graduação (Bacharelado em Ciência da Computação, Tecnologia em Jogos Digitais e Sequencial em Redes de Computadores), editor-chefe da Editora Champagnat, diretor de educação continuada e decano da Escola Politécnica. Atualmente é pró-reitor de graduação da PUCPR e acumula, interinamente, a função de vice-reitor da universidade.


 


 

Esta palestra discutirá os desafios da educação superior no século XXI e como podemos enfrentá-los, inspirando-se no projeto de inovação na graduação da PUCPR, iniciado em 2014.


 


Mais detalhes...


Download da Apresentação


 

Chamada de Trabalhos


 

Categorias de Submissão


 

O WEI convida a submissão de artigos (de 8 a 10 páginas) sobre Educação em Computação em qualquer nível ou modalidade de ensino (Educação Básica, Graduação, Pós-Graduação e demais) nas seguintes categorias:


 

  • Artigos de Pesquisa: apresentam resultados parciais ou conclusivos de pesquisa, articulando teoria e prática, resultados experimentais originais a partir da utilização de metodologias (por exemplo, estudos de caso, pesquisa-ação, pesquisa-participantes, métodos quantitativos, entre outros) e outras contribuições técnicas para a pesquisa na área de Educação em Computação.

  • Artigos com Relatos de Experiência: descrevem iniciativas práticas de intervenção, curso ou experiência de ensino ou de aprendizagem com reflexão teórico-crítica que permita a reprodução da experiência em outros tempos e espaços.

  • Artigos sobre Ferramentas: apresentam recursos de software ou hardware para apoiar o ensino ou a aprendizagem de Computação. Os artigos aceitos nessa categoria deverão ser apresentados em sessão especial de demonstração.

  • Ensaios: apresentam argumentação de natureza reflexiva para direcionamento teórico ou empírico na área de Educação em Computação.


 

Em todas as categorias, os artigos devem apresentar trabalhos originais, incluindo a revisão de trabalhos relacionados que ajudem a contextualizar a presente submissão. Sugere-se que trabalhos publicados em edições anteriores do WEI sejam considerados (cujos anais estão disponíveis na BDBComp - http://www.lbd.dcc.ufmg.br/bdbcomp).


 


 

Tópicos de Interesse


 

Serão aceitos exclusivamente artigos que versem sobre tema(s) relacionado(s) ao ensino ou à aprendizagem de Computação, seja na Educação Básica, Graduação, Pós-graduação ou outros cursos/níveis. Artigos que não tratem sobre Educação em Computação serão rejeitados.


 

Os artigos devem estar relacionados aos seguintes tópicos (não limitados a apenas estes):

  • Atividades extracurriculares

  • Atração de talentos para a Computação

  • Computação e multidisciplinaridade

  • Cursos e currículos

  • Didática

  • Diversidade e gênero

  • Educação a distância

  • Educação inclusiva

  • E-learning, m-learning, b-learning

  • Estágio

  • Estilos de aprendizagem

  • Ética

  • Formação de professores

  • Infraestrutura e políticas de atualização (laboratórios, bibliotecas e afins)

  • Integração academia-indústria

  • Metodologias de avaliação

  • Metodologias de ensino e aprendizagem

  • Metodologias de estudo

  • PET (Programa de Educação Tutorial)

  • PIBID (Programaos de Iniciação à Docência)

  • Prática profissional

  • Programas e iniciativas educacionais

  • Trabalhos de conclusão de curso


 


 

Submissão, Avaliação e Apresentação dos Artigos


 

Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente em formato PDF por meio do JEMS (https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=2227), respeitando o formato estabelecido pela SBC (http://tinyurl.com/nnqh2uy), contendo entre 8 e 10 páginas (incluindo anexos e imagens). Os artigos poderão ser escritos em português ou inglês. Todos os artigos serão avaliados por pelo menos dois membros do Comitê de Programa e serão julgados em termos de originalidade, relevância, adequação à proposta do evento, qualidade técnica e apresentação. Os artigos aceitos serão publicados como trabalhos completos nos Anais do evento.


 


 

No momento do aceite, os autores serão notificados sobre a forma de apresentação do seu trabalho, podendo ser em sessão técnica de comunicações orais, sessão interativa de pôsteres ou sessão interativa de demonstração de ferramentas.


 


 

Contrato de Cessão de Direitos Autorais (download)


 


 

Serão premiados os três melhores trabalhos submetidos e apresentados no WEI 2015, independente da categoria de submissão. A premiação consistirá em certificado de premiação de Best Paper e menção honrosa.


 

DATAS IMPORTANTES


 

  • Prazo final para registro no JEMS (com envio de resumo/abstract): 30 de março de 2015 20 de abril de 2015 (às 23:55h - horário de Brasília)

  • Prazo final para submissão do texto completo: 06 de abril de 2015 27 de abril de 2015 (às 23:55h - horário de Brasília)

  • Notificação de aceitação: 04 de maio de 2015 11 de junho de 2015

  • Prazo final para submissão da versão final e inscrição no congresso: 16 de junho de 2015


 

Atenção: não haverá avaliação dos resumos/abstracts, apenas dos textos completos.


 


 

Premiação de Best Papers


 

Neste ano o WEI recebeu 202 submissões, sendo 160 consideradas válidas (com artigo completo submetido). Para o Comitê de Programa cinco destes trabalhos se destacaram e concorrerão, durante o XXXV CSBC, ao prêmio de Best Paper WEI 2015 . São eles:  


     

  • A formação didático-pedagógica do docente da área de computação: um estudo de caso em uma Universidade Brasileira
    Monica Massa (UNEB/BA)


  •  

  • Aluno Surdo na Ciência da Computação: Discutindo os Desafios da Inclusão
    Clodis Boscarioli, Marcio Oyamada, Reginaldo Zara, Rosangela Villwock, Guilherme Galante (UNIOESTE/PR)


  •  

  • Mundo virtual Minecraft: uma Experiência no Ensino de Circuitos Digitais
    H. Cagnini, Andrea Charao, Patricia Pitthan Barcelos (UFSM/RS)


  •  

  • Nova grade curricular do BCC-IME-USP
    Daniel Batista, Giuliano Salcas Olguin, Jackson Souza, José Coelho, Pedro Paulo Vezzá Campos, William Gnann (USP/SP)


  •  

  • Sistema de Apoio à Prática Assistida de Programação por Execução em Massa e Análise de Programas
    Marcia Oliveira, Matheus Nogueira, Elias Oliveira (UFES/ES)


 


 

Artigo premiado

A banca de avaliação da sessão técnica de best papers elegeu o seguinte artigo para recebimento do prêmio principal:

    Aluno Surdo na Ciência da Computação: Discutindo os Desafios da Inclusão
    Clodis Boscarioli, Marcio Oyamada, Reginaldo Zara, Rosangela Villwock, Guilherme Galante (UNIOESTE/PR)

Aos demais artigos concorrentes, foram concedidas menções honrosas como reconhecimento às relevantes contribuições dos autores.


 


 

Sessão de Pôsters


 


 

Os pôsteres do WEI serão apresentados em sessão interativa na terça-feira, 21/julho/2015, a partir das 8h30 no HALL D do Centro de Convenções de Pernambuco. Os pôsteres devem ficar dispostos todo o dia, mas os autores precisam ficar ao lado deles das 08h30 às 10h30.


 

As/Os autoras(es) não precisam imprimir os pôsteres. Eles serão impressos e afixados em painéis pela equipe de coordenação do CSBC 2015. Para isso, todas(os) devem enviar seus arquivos até o dia 07 de julho de 2015, para que nós possamos encaminhá-los à Coordenação Geral do CSBC 2015. Os pôsteres deve estar no padrão indicado nos arquivos em anexo.


 

  • Formato: PDF
  • Data-limite: 07 de Julho de 2015
  • Local para upload: JEMS
  • Dimensões: 0.96 (largura) x 2.20 (altura) em alta resolução
  • Padrão: Download ppt Download ODP


 

Programação Detalhada


 

Segunda-feira, 20 de julho de 2015

Reunião de Trabalho / 08h30 - 10h30 - Local: Sala 1

Reunião dos Grupos PET (Programa de Educação Tutorial)

Fórum de Coordenadores de Pós-graduacão / 08h30 - 10h30 - Local: Auditório Big Data University 

Fórum de Coordenadores de Pós-graduacão / 11h00 - 13h00 - Local: Auditório Big Data University 

Fórum de Coordenadores de Pós-graduacão / 17h00 - 19h00 - Local: Auditório Big Data University 

Terça-feira, 21 de julho de 2015

Sessão de Demonstração de Ferramentas / 08h30 - 13h00 - Local: Hall D

  • DEG4Trees: Um Jogo Educacional Digital de Apoio ao Ensino de Estruturas de Dados
    Weider Barbosa, Universidade Federal de Goiás, Brazil
    Isabella Nunes, Universidade Federal de Goiás, Brazil
    Ana Carolina, Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí, Brazil
    Thiago Borges de Oliveira, Universidade Federal de Goiás, Brazil
    Paulo Afonso Parreira Júnior, Universidade Federal de São Carlos, Brazil.

  • URI Online Judge Academic: Integração e Consolidação da Ferramenta no Processo de Ensino/Aprendizagem
    Jean Bez, Neilor Tonin, Michele Selivon, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brazil.

  • Saci -- ainda outro ambiente para o ensino de programação 
    Ricardo Anido, UNICAMP, Brazil.

  • Gsprojects - proposta de um ambiente para simulação da gestão de projetos de software
    Danilo Rangel Arruda Leite, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares/Universidade Federal da Paraíba, Brazil
    Samyr Santos Delfino, Unipe, Brazil
    Claudia Melo, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares/Universidade Federal da Paraíba, Brazil
    Alvaro Medeiros, Universidade Federal da Paraíba, Brazil
    Hálamo Andrade, Universidade Federal da Paraíba, Brazil.

  • RPG4Sorting - Um Jogo Educacional para Auxílio ao Ensino de Métodos de Ordenação
    Isabella Nunes, UFG - Universidade Federal de Goiás, Brazil
    Paulo Afonso Parreira Júnior, Universidade Federal de São Carlos, Brazil.

  • Sistema de Apoio à Prática Assistida de Programação por Execução em Massa e Análise de Programas
    Marcia Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo, Brazil
    Matheus Nogueira, Universidade Federal do Espírito Santo, Brazil
    Elias Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo, Brazil.

Sessão Interativa de Pôsteres - 08h30 - 13h00 - Local: Hall D

  • A programação com Scratch na produção de recursos nas disciplinas de Arte e Cultura e Língua Tupi
    H. Rabêlo, Ana Liz Araujo, Universidade Federal da Paraíba, Brazil
    Wennio Kelson, Universidade Federal da Paraíba, Brazil
    L. Santos, Universidade Federal da Paraíba, Brazil
    Flávia Souza, Universidade Federal da Paraíba, Brazil.

  • O Universo Lúdico da Programação de Computadores com Logo no Ensino Fundamental 
    Aline Sousa, Sivaldo Silva, Alberto Alan Raiol, João Sarges, Fábio Bezerra, UFRA, Brazil.

  • Métodos Ágeis em um Núcleo de Práticas Acadêmico: Relato de Experiência 
    Camilo C. Almendra, Regis P. Magalhães, Universidade Federal do Ceará, Brazil
    Carlos Diego Almeida, Universidade Federal do Ceará, Brazil.

  • Resgatando a Linguagem de programação Logo: uma experiência com calouros no ensino superior 
    Alberto Alan Raiol, João Sarges, Aline Sousa, Sivaldo Silva, Fábio Bezerra, UFRA, Brazil.

  • O Ensino de Computação na Educação Básica apoiado por PBL: Práticas de Licenciandos em Computação
    Débora Araújo, Universidade de Pernambuco, Brazil
    Claudia Vangéssica de Araujo Silva, Universidade de Pernambuco, Brazil
    Leonardo Soares, Universidade de Pernambuco, Brazil
    Ariane Rodrigues, Universidade de Pernambuco, Brazil.

  • Educação Tutorial em Ciência da Computação: uma proposta de sistematização 
    Aristóteles De Fretas Jr, Artur Silva, Bruno Ferreira, Gabriel Souza, Hugo Santos, Ítalo Francyles, Jorge Ribeiro, UFMA, Brazil
    Alexandre Oliveira, Universidade Federal do Maranhão UFMA, Brazil.

  • Um Estudo sobre a Evasão no Curso de Licenciatura em Informática do IFRN ? Campus Natal ? Zona Norte
    Francisco das Chagas da Silva Júnior, Pauleany Simões de Morais, Odair Soares de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

  • Ensino da Robótica Livre como Instrumento de Aprendizado Interdisciplinar na Rede Pública de Educação Profissional e Tecnológica
    Josualdo Dias, Universidade Federal da Bahia, Brazil
    Débora Abdalla, Universidade Federal da Bahia, Brazil
    Hugo Saba, Universidade do Estado da Bahia, Brazil.

  • Robô para Reconstrução Tridimensional: Uma aplicação didático-pedagógica do protótipo no âmbito da Engenharia e Computação 
    João Lucas de Souza Silva, Instituto Federal da Bahia, Brazil
    Michelle Melo Cavalcante, Instituto Federal da Bahia, Brazil
    Fabiano Vaz, Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
    Esdriane Cabral Viana, Instituto Federal da Bahia, Brazil.

  • Ensinando Programação para Meninas do Ensino Fundamental Utilizando Ambientes Lúdicos 
    Suenny Mascarenhas Souza, Mirela dos Santos Rios, David Moises Barreto dos Santos, Carlos Alberto Rodrigues, Roberto Almeida Bittencourt, Universidade Estadual de Feira de Santana, Brazil.

  • Uma Abordagem Gamificada para o Ensino de Programação Orientada a Objetos
    Karen Figueiredo, Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
    Jivago Medeiros, Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
    Raphael Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
    Vinicius Raniero Angelo, Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil.

  • MercadoSI: Um jogo de tabuleiro para o ensino de Sistemas de Informação
    Rennan Silva, Universidade Federal do Pará, Brazil
    Wander Luiz Vieira de Azevedo, Universidade Federal do Oeste do Pará, Brazil
    Roberto Pereira do Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
    Carla Paxiuba, University of Pará, Brazil.

  • Introcomp: Atraindo Alunos do Ensino Médio para uma Instigante Experiência com a Programação
    Leonardo Meneses, Universidade Federal do Espírito Santo, Brazil.
    Luiz Felipe Ferreira Mai, Universidade Federal do Espírito Santo, Brazil.
    Jordão Rosario, Elias de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo, Brazil.
    Roberta Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo, Brazil.

  • Sistematização da elaboração da matriz curricular de um curso de Sistemas de Informação: a metodologia dos perfis
    Rogério Cardoso, UNIARARAS, Brazil.

  • Análise do Perfil das Ementas de Estruturas de Dados das Universidades Brasileiras
    Mariana Monteiro Nunes, Estevan Costa, Felipe Feitosa, Universidade Estadual de Londrina, Brazil
    Jacques Duílio Brancher, UEL - Universidade Estadual de Londrina, Brazil.

Abertura do WEI / 11h00 - 13h00 - Local: Auditório Big Data University 

  • Palestra: A Educação Superior no Século XXI (Prof. Vidal Martins, PUCPR)

Sessão Técnica Especial - 17h00 - 19h00 - Local: Auditório Big Data University 

  • Sistema de Apoio à Prática Assistida de Programação por Execução em Massa e Análise de Programas
    Marcia Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo, Brazil
    Matheus Nogueira, Universidade Federal do Espiríto Santo, Brazil
    Elias Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo, Brazil.

  • Nova grade curricular do BCC-IME-USP 
    Daniel Batista, IME - USP, Brazil
    Giuliano Salcas Olguin, Escola Politécnica da USP, Brazil
    Jackson Souza, IME-USP, Brazil
    José Coelho, IME - Universidade de São Paulo, Brazil
    Pedro Paulo Vezzá Campos, Universidade de São Paulo, Brazil
    William Gnann, Universidade de São Paulo, Brazil.

  • Aluno Surdo na Ciência da Computação: Discutindo os Desafios da Inclusão
    Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brazil
    Marcio Oyamada, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brazil
    Reginaldo Zara, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brazil
    Rosangela Villwock, Guilherme Galante, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brazil.

  • A formação didático-pedagógica do docente da área de computação: um estudo de caso em uma Universidade Brasileira
    Monica Massa, Universidade Estadual da Bahia - UNEB, Brazil.

  • Mundo virtual Minecraft: uma Experiência no Ensino de Circuitos Digitais
    H. Cagnini, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
    Andrea Charao, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
    Patricia Pitthan Barcelos, Bruno Romero de Azevedo, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil.

Quarta-feira, 22 de julho de 2015

Fórum de Graduação / 08h30 - 10h30 - Local: Auditório Big Data University 

Reunião dos Grupos de Trabalho (GT) / 08h30 - 10h30 - Local: Sala 2

Fórum de Graduação / 11h00 - 13h00 - Local: Auditório Big Data University 

Reunião dos Grupos de Trabalho (GT) / 11h00 - 13h00 - Local: Sala 2

Plenária do WEI + Premiação do Best Paper / 17h00 - 19h00 - Local: Auditório Big Data University 

Quinta-feira, 23 de julho de 2015

Sessão Técnica 1 - Gênero, Diversidade, Ensino e Aprendizagem de Computação na Educação Básica / 08h30 - 10h30 - Local: Teatro GE

  • Explorando o pensamento computacional no ensino médio: do design à avaliação de jogos digitais
    Rozelma França, Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
    Patrícia Tedesco, Centro de Informática - UFPE, Brazil.

  • Clube de Computação para Alunos de Ensino Médio: um Relato de Experiência
    Andrea Charao, UFSM, Brazil
    Patricia Pitthan Barcelos, Bruno Romero de Azevedo, João Carlos Lima, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil.

  • Identificando os Traços de Personalidade de Estudantes de um Curso Técnico em Informática
    Janderson Aguiar, Joseana Fechine, Universidade Federal de Campina Grande, Brazil
    Evandro Costa, UFAL, Brazil.

  • A Utilização de Kits de Robótica como Ferramenta para o Ensino de Programação à Meninas do Ensino Médio
    Giorgia Mattos, Universidade Federal da Paraíba, Brazil
    Josilene Moreira, Universidade Federal da Paraíba, Brazil
    Danielle Silva, Universidade Federal da Paraíba, Brazil.

  • Ensino de programação para alunas de ensino médio: relato de uma experiência
    Nadja Yanna Braga Ramos, Universidade Estadual de Campinas, Brazil
    Carmen Freitas, Universidade Estadual de Campinas, Brazil
    Sandra Avila, Universidade Estadual de Campinas, Brazil
    Paula Costa, Universidade Estadual de Campinas, Brazil
    Vanessa Testoni, Universidade Estadual de Campinas, Brazil
    Juliana Freitag Borin, Universidade Estadual de Campinas, Brazil.

Sessão Técnica 2 - Ensino e Aprendizagem de Computação no Ensino Superior / 08h30 - 10h30 - Local: Auditório CGI.br

  • Experimentação da técnica de narrativas OCC-RDD na prática. Um estudo de caso de uma aula no curso superior de ensino à computação
    Karina Buttignon, PUC São Paulo, Brazil
    Italo Vega, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil.

  • Uso de avaliação por pares em disciplinas introdutórias de programação
    Allan Correia, Universidade Federal de Alagoas, Brazil
    D. Costa, Universidade Federal de Alagoas, Brazil
    Alexandre Barbosa, Universidade Federal de Alagoas, Brazil
    Evandro Costa, UFAL, Brazil.

  • Serious Games to Computer Networks Learning With Cyberciege: A Case Study in Brazilian Higher Education
    Aliane Krassmann,  Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
    Andressa Falcade, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
    Luiz Evandro Garcia da Silva,  Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
    Roseclea Medina, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil.

  • A Importância do Fator Motivacional no Ensino de Algoritmos e Lógica de Programação para Alunos Repetentes
    Antunes Santos, Arthur Gorgônio, Flavius Gorgônio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil
    Amarildo Jeiele Ferreira de Lucena, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brazil.

  • Reprovações e Desistências nas Disciplinas de Introdução à Programação da Universidade de São Paulo
    Yorah Bosse, Universidade de São Paulo, Brazil
    Marco Aurelio Gerosa, IME - USP, Brazil.

Sessão Técnica 3 - Didática e Formação de Professores / 11h00 - 13h00 - Local: Teatro GE

  • Relato de Experiência de Ensino de Computação no Ensino Fundamental em Estágio Supervisionado da Universidade de Pernambuco no Campus Garanhuns
    Sônia Fortes da Silva, Universidade de Pernambuco, Brazil
    Aline Ferreira, Anderson Alves de Souza, Eraylson Galdino, Millena Lauyse Silva de Oliveira, Universidade de Pernambuco, Brazil
    Sebastião Neto, Wilk Oliveira, Universidade Federal de Alagoas, Brazil.

  • Oficinas de Aprendizagem de Programação em Escolas Públicas através de Ambientes Lúdicos
    Washington Pagotto Batista, Universidade Estadual de Feira de Santana, Brazil
    Henderson Chalegre , Universidade Estadual de Feira de Santana , Brazil
    David Moises Barreto dos Santos, Roberto Almeida Bittencourt, Carlos Alberto Rodrigues, João Paulo Santos Sena, Allen Hichard Marques dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana, Brazil.

  • Utilização do Índice de Estilos de Aprendizagem de Felder-Soloman em Turmas de Nível Técnico, Graduação e Pós-Graduação em Computação
    Janderson Aguiar, Joseana Fechine, Universidade Federal de Campina Grande, Brazil
    Evandro Costa, UFAL, Brazil.

  • ABILSEN: Uma Abordagem para Inclusão do Licenciado em Computação no Ensino Básico
    Sebastião Neto, Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Brazil
    Higor Santos, Universidade de Pernambuco, Brazil
    Wilk Oliveira, Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Brazil.

  • Ensino de Computação para Ensino Médio na Modalidade Semipresencial: Uma Experiência da Disciplina de Estágio Supervisionado
    Máverick Dionísio, Jakeline Soares, Higor Santos, Edjanio Rodrigues, Marciele Ferreira, Universidade de Pernambuco, Brazil.

Sessão Técnica 4 - Metodologias, Estratégias e Tecnologias para Aprendizagem de Computação / 11h00 - 13h00 - Local: Auditório CGI.br 

  • Testando a Diversão em um Jogo Sério para o Aprendizado Introdutório de Programação
    Adilson Vahldick, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brazil
    António José Mendes, Maria José Marcelino, Universidade de Coimbra, Portugal
    Maciel Hogenn, Pablo Schoeffel, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brazil.

  • An Empirical Study about the Vision of a Tutoring Team on the Distance Learning Process
    Clauirton Siebra, Universidade Federal da Paraíba, Brazil
    Denise Costa, Universidade Federal da Paraíba, Brazil
    Ana Guimaraes, Universidade Federal da Paraíba, Brazil
    Jefferson Silva, Federal University of Paraíba, Brazil.

  • Uma Análise Comparativa de Kits para a Robótica Educacional 
    Almir Junior, Elloá Guedes, Universidade do Estado do Amazonas, Brazil.

  • Análise de estratégias de resolução de atividades da Computação Desplugada
    Ana Liz Araujo, Universidade Federal da Paraíba, Brazil
    Flávia Souza, Universidade Federal da Paraíba, Brazil
    Alisson Barbosa, Universidade Federal da Paraíba, Brazil
    Augusto Pereira Neto, UFPB - Universidade Federal da Paraíba, Brazil
    Tayná L. da Costa, Rhaleff Nascimento, Universidade Federal da Paraíba, Brazil.

  • Gamificação de uma disciplina introdutória de programação
    André Campos, Charles Madeira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil
    Renato Gardiman, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil.


 

Certificados do WEI 2015


 

Os certificados de participação da CSBC podem ser acessados neste link .


 

Os certificados de participação nas sessões específicas do WEI podem ser acessados neste outro link.


 


 

Anais do WEI 2015


 

Os anais do WEI 2015 podem ser acessados no link: http://bit.ly/AnaisCSBC2015


 

Equipe de Organização


 

Coordenação Geral


 

  • André Costa Drummond, UnB
  • Ecivaldo Matos, UFBA


 

Coordenação Local


 

  • César França, CESAR


 

Comitê de Programa


 

  • Alberto Castro, UFAM
  • Alexandre Cidral, Univille
  • André Campos, UFRN
  • André Costa Drummond, UnB
  • André Lemos, IFTM
  • André Raabe, Universidade do Vale do Itajaí
  • Anna Friedericka Schwarzelmüller, UFBA
  • Apuena Gomes, UFRN
  • Ayla Rebouças, UFPB
  • Bruno Santana, UFRN
  • Carina Dorneles, UFSC
  • César França, CESAR
  • Christiane Gresse von Wangenheim, UFSC
  • Christina von Flach G. Chavez, UFBA
  • Clodis Boscarioli, UNIOESTE
  • Clovis Fernandes, ITA
  • Dalton Serey Guerrero, UFCG
  • Daltro Nunes, UFRGS
  • Daniela Barreiro Claro, UFBA
  • Danielle Rousy, UFPE
  • David Moisés dos Santos, UEFS
  • Débora Abdalla, UFBA
  • Debora Paiva, UFMS
  • Ecivaldo Matos, UFBA
  • Edmundo Spoto, UFG
  • Edson Pimentel, UFABC
  • Elaine Oliveira, UFAM
  • Esteban Clua, UFF
  • Fernanda Lima, UnB
  • Jair Cavalcante Leite, UFRN
  • Jeane Melo, UFRPE
  • José Maria David, UFJF
  • José Palazzo M. de Oliveira, UFRGS
  • Juliana Diniz, UFRPE
  • Leandro Galvão, UFAM
  • Lúcia Giraffa, PUC-RS
  • Luiz Merkle, UTFPR
  • Marcelo Duduchi, CEETEPS
  • Marco Winckler, Université Paul-Sabatier (França)
  • Marcos Borges, Unicamp
  • Maria Augusta Vieira Nelson, PUC-MG
  • Marilia Azevedo, CEETEPS
  • Mirella Moro, UFMG
  • Morganna Diniz, UNIRIO
  • Noemi Rodriguez, PUC-Rio
  • Regina Motz, Universidad de la República (Uruguay)
  • Renata Araújo, UNIRIO
  • Roberto Bittencourt, UEFS
  • Ronaldo Correia, UNESP
  • Ronaldo Mello, UFSC
  • Rosana Braga, USP
  • Sandra Fabbri, UFSCar
  • Sílvia Amélia Bim, UTFPR
  • Simone Martins, UFF
  • Solange Rezende, USP
  • Sonia França, UFRPE
  • Taciana Pontual, UFRPE
  • Taisy Weber, UFRGS
  • Tayana Conte, UFAM
  • Vaninha Vieira, UFBA
  • Wilson Henrique Veneziano, UnB
  • Yuska Paola Aguiar, UFPB


 

Revisores Convidados


 

  • Alberto Signoretti, UERN
  • Alessandro Machado de Araújo, UFG
  • Alexandre Scaico, UFPB
  • Ana Liz Souto, UFPB
  • Anderson Belgamo, IFSP
  • André de Oliveira, USP
  • Aparecida Maria Zem-Lopes, USP
  • Arilo Dias Neto, UFAM
  • Bruno Gadelha, UFAM
  • Camila Sundermann, USP
  • Carlos Henrique Freitas, UFMT
  • Clara Amelia Oliveira, UFSC
  • Cláudia Bordin, UTFPR
  • Cleuton Almeida, CESAR
  • Cristiane Bastos Rocha Ferreira, UFG
  • Davi Viana, UFAM
  • Debora Coelho Nascimento, UFS
  • Draylson Souza, USP
  • Edie Santana, UFMT
  • Eduardo Albuquerque, UFG
  • Eliane Araújo, UFCG
  • Elis Cristina Hernandes, UFSCar
  • Erica Esteves Cunha de Miranda, UFRN
  • Erik Antonio, UFSCar
  • Fábio Alves, UFMT
  • Fábio Octaviano, UFSCar
  • Fabíola Guerra Nakamura, UFAM
  • Fabrício Guerra, UFRN
  • Flávia Veloso, UFPB
  • Glauber Rocha Balthazar, IFSP
  • Guilherme Galante, UNIOESTE
  • Horácio Oliveira, UFAM
  • Ivone Matsuno, UFMS
  • João Marcos Cavalcanti, UFAM
  • Juliana Cristina Braga Braga, UFABC
  • Juliana Cristina Braga, UFABC
  • Karen Figueiredo, UFMT
  • Karen Pacini, USP
  • Laecio Costa, IFSertão-PE
  • Leandro Andrade, UFBA
  • Luiz Rodrigues, UNIOESTE
  • Marcelo Ramos, USP
  • Marcelo Werneck Barbosa, PUC-Minas
  • Marcia Elena Kiniphoff da Cruz, Unisc
  • Marcio Oyamada, UNIOESTE
  • Marcos Cardoso, UFPE
  • Matheus Gaudencio, UFCG
  • Mirna Carelli Maia, IFPB
  • Moisés Carvalho, UFAM
  • Otávio Xavier, IFG
  • Pasqueline Scaico, UFPB
  • Priscila Silva Fernandes, UFAM
  • Rachel Reis, UFV
  • Rafael Rossi, USP
  • Renan De Padua, USP
  • Roberta Sinoara, USP
  • Rodrigo Barbosa e Silva, UTFPR
  • Rodrigo Freese Gonzatto, UTFPR
  • Rosemery Petter, UFMT
  • Rosiane de Freitas, UFAM
  • Rubens Pereira, UFG
  • Sabrina Sassi, UFMT
  • Sergio T. Carvalho, UFG
  • Simone Borges, USP
  • Tanara Lauschner, UFAM
  • Walquíria Castelo Branco Lins, CESAR


 


 

Realização

Patrocínio

Diamante

Platina

Ouro

Prata

Bronze

Apoio

Desenvolvido por: