1ª Oficina de Robótica

Objetivo



A demanda por sistemas autônomos capazes de ir a lugares inóspitos para os seres humanos, que realizam tarefas perigosas ou repetitivas, que substituem o homem em ambientes insalubres ou em tarefas onde alta precisão de movimentos exige inovações na área da robótica. Esses agentes robóticos estão cada vez mais inteligentes, confiáveis e robustos, e começam a ser utilizados em tarefas não apenas de inspeção, mas também atuando no mundo real, como em montagem de estruturas, combate a incêndio, transporte de minério ou carga, transporte de colheita de culturas, combate a pragas, etc. A inclusão de Robôs, por exemplo, no ambiente doméstico, convivendo diretamente com seres humanos tem revolucionado essa área e ganhado posição de destaque no cenário mundial das soluções tecnológicas. A vertente da robótica que abrange sistemas capazes de operar em ambientes reais é chamada de Robótica de Campo.

A I Oficina de Robótica, tem como objetivo estimular a curiosidade de alunos do Brasil inteiro em prol da popularização da robótica de campo, em particular para o desenvolvimento de aplicações desta tecnologia na resolução de problemas reais da sociedade.

A I Oficina de Robótica fornecerá material necessário para o desenvolvimento de robôs por 10 equipes, cada uma composta por 5 alunos. No final do evento, os protótipos serão exibidos em sessão de demonstração aberta.
 

Formato do evento



Este evento propõe um formato inovador que integra em um espaço aberto, três diferentes tipos de dinâmicas. 

  • Palestra com o tema: "Robótica Emotiva - Uma perspectiva sensível para o desenvolvimento de robôs domésticos", ministrada por Leonardo Lima - CESAR.

  • 2x turmas (Segunda 20/07 e Terça 21/07) de uma Oficina “Do It Yourself” de criação e programação de robôs, ministrada por profissionais e técnicos do CESAR.

  • Exposição, ao final do evento, com os 10 protótipos desenvolvidos pelos alunos das duas turmas da oficina de criação e programação de robôs.


Em cada uma das oficinas, os participantes serão organizados em equipes de 5 pessoas, e cada equipe será responsável pelo desenvolvimento de um protótipo de robô com os materiais fornecidos seguindo a metodologia de ensino proposta, porém, explorando todo o seu potencial criativo.
 

Valores


Para associados SBC ou inscritos na opção que inclui a associação, o valor da inscrição na oficina é R$ 50,00. Para os demais o valor é R$ 70,00.
 
 
 

Coordenador geral do evento


Sergio Vanderlei Cavalcante - CESAR
 

Coordenador de programa


Henrique Braga Foresti - CESAR e Robo Livre
 

Palestrante


Leonardo Lima- CESAR

Realização

Patrocínio

Diamante

Platina

Ouro

Prata

Bronze

Apoio

Desenvolvido por: