42º SEMISH - Seminário Integrado de Software e Hardware

 

O SEMISH, principal fórum científico do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), está em sua quadragésima segunda edição e ocorrerá em Recife-PE, nos dias 20 e 21 de julho, juntamente com o XXXV CSBC.



Em 2014, a SBC teve a oportunidade de discutir os Grandes Desafios da Computação no Brasil (http://www.sbcgrandesdesafios.nce.ufrj.br), promovendo uma maior interação entre indústria, academia e governo. Neste ano, o Congresso da SBC discutirá o tema "A Internet de Tudo, Toda Observada".  Desta maneira, o SEMISH 2015 visa juntar os dois tópicos, discutindo "Como a Internet das Coisas pode alavancar soluções relacionadas aos Grandes Desafios da Computação no Brasil".



Desta maneira, convidamos a todos a submeterem trabalhos que tratem do uso da Internet das Coisas nas áreas consideradas como os Grandes Desafios da Computação no Brasil: Educação, Saúde, Finanças, Energia/Petróleo/Gás, Segurança Cibernética e Mobilidade. Procurando aumentar a sinergia entre indústria, academia e governo, o evento terá 3 trilhas: 



  • Academia – Apresentação de resultados originais de pesquisa, bem como a disseminação de experiências práticas e inovadoras.
  • Indústria – Apresentação de casos, avanços recentes na área, metodologias e aplicações com relevância direta na indústria e comércio. 
  • Governo -  Apresentação de soluções, relatos de casos e exposição de desafios com foco específico em pesquisa aplicada, desenvolvimento de tecnologia e aplicações emergentes nas áreas de interesse do evento. 
     

Programação

Acesse aqui a programação completa do evento!



Segunda-feira (20.07)

 

08:30 Abertura
09:00 Palestra com Prof. Silvio Meira: Evolução, revolução, transformação digital!
10:30 coffee-break
11:00 Momento relâmpago: Apresentação dos artigos resumidos
Artigos Completos – Sessão Internet das Coisas em Energia/Petróleo/Gás e Saúde
12:00 Artigos Completos – Sessão Internet das Coisas e Mobilidade
13:00 ALMOÇO
14:30 SECOMU (Evento Geral CSBC)
16:30 coffee-break
17:00 Sessão de Pôsteres e Rodadas de Colaboração (*)

(*) As rodadas de colaboração possuem como objetivo fomentar uma maior integração e participação da comunidade em torno das oportunidades de pesquisa e inovação no cenário IOT e os Grandes Desafios da Computação.



Terça-feira (21.07)



08:30 Momento relâmpago: Apresentação dos artigos resumidos
Artigos Completos – Sessão Internet das Coisas na Educação
09:30 Artigos Completos – Sessão Internet das Coisas na Segurança Cibernética
10:30 coffee-break
11:00 Painel “Conectando tudo e todos: O Grande Desafio”
Participantes: Claudio Miceli (UFRJ), Katia Vega (PUC-RJ), Marcelo Blois (GE Global Research) e Antonio Paes (ThoughtWorks)
13:00 ALMOÇO
14:30 SECOMU (Evento Geral CSBC)
16:30 coffee-break
17:00 Sessão de Pôsteres e Rodadas de Colaboração (*)
18:30 Encerramento


Formato dos Trabalhos

 

Para cada uma das trilhas serão aceitos artigos completos (até 12 páginas) e resumos de trabalhos em andamento (até 6 páginas)  escritos em Português ou Inglês.  As submissões deverão respeitar o formato padrão de publicação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), disponível em http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_jdownloads&Itemid=195&task=view.download&catid=32&cid=38.

 

Os artigos completos deverão ser revistos utilizando os seguintes critérios: adequação ao escopo do seminário, relevância, qualidade técnica, clareza, originalidade e avaliação dos resultados. A avaliação dos resultados é desejada, mas não é pré-condição para a submissão do artigo. Todos os artigos completos deverão ser apresentados oralmente.

 

Os artigos resumidos serão avaliados utilizando os mesmos critérios. Os artigos resumidos aceitos serão igualmente publicados nos proceedings do evento. Os autores deverão confeccionar pôsteres utilizando o padrão do evento, a serem apresentados nas sessões indicadas. 

 

Submetam seus trabalhos, em formato PDF, em https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=2253. O artigo submetido não deve ter sido publicado anteriormente, nem ter sido aceito ou estar em processo de avaliação simultânea por qualquer outro meio de divulgação científica.

 

Os autores dos melhores artigos selecionados e apresentados no SEMISH serão convidados a submeter uma versão estendida de seus trabalhos para que sejam considerados em publicação para Journal of the Brazilian Computer Society (JBCS).



PALESTRAS

 

Além das apresentações dos trabalhos, teremos uma palestra sobre os desafios da pesquisa e aplicação da Internet das Coisas no Brasil, a ser proferida pelo Prof. Silvio Meira (já confirmado). No segundo dia do evento, teremos um painel com representantes da academia, indústria e governo (ao menos um representante de cada) onde será discutido o uso da Internet das Coisas nas áreas de Educação, Saúde, Finanças, Energia/Petróleo/Gás, Segurança Cibernética e Mobilidade.



DATAS IMPORTANTES

 

Prazo para submissões: 13/abril Prorrogado até 04/maio
Notificação dos resultados: 10/junho
Envio da versão final do artigo: 20/junho
SEMISH (realização):  20 e 21 de Julho de 2015 




Coodenação Geral: Cláudia Motta (UFRJ) e Jonice Oliveira (UFRJ)
Coodenador Local: Leopoldo Teixeira (UFPE)
Comitê de Programa: Em formação

 

Apoio

 

Realização

Patrocínio

Diamante

Platina

Ouro

Prata

Bronze

Apoio

Desenvolvido por: